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metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: SILVA, Fernando Guimarães Oliveira da
MAIO, Eliane Rose
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-5428-2870
https://orcid.org/0000-0002-9280-9864
Title: Gabrielly, diferenças e educação das trans no Oeste Paulista
metadata.dc.terms.title: Revista Internacional de Educação Superior
metadata.dc.terms.source: Campinas, SP
7
metadata.dc.format.medium: e021031
Issue Date: 2021
ISSN: 2446-9424
metadata.dc.language: en
es
pt
Abstract: Gabrielly could go unnoticed, but she inscribed her story in the Brazilianness of studies on the trans universe. With the peculiar beauty of her femininity, we aim to bring issues pertinent to the philosophy of education. We propose to access their memories of schooling whose formative itinerary took place, according to Gabrielly in two moments, in public educational units in Western São Paulo. We anchor the methodological approach in post-critical studies in education because it is a theme dear to the studies of difference articulated with the use of education as a project to expand the survival capacity for trans women, whose data, cruelly, point out that they represent a group doomed to death policies. As an instrument for collecting memories, we used Foucault's archeology to understand Gabrielly's female construction. There were no conclusions, but philosophical concerns that promote new educational practices more concerned with responsibility, preservation and commotion for trans lives whose reflection affects the school environment as a place of ethical-political concern with trans lives. Therefore, we propose the possibility of rupture with the precarious conditions of transvestite, transsexual and transgender lives.

Gabrielly podría pasar desapercibida, pero inscribió su historia en la brasileñaidad de los estudios sobre el universo trans. Con la belleza peculiar de su feminidad, nuestro objetivo es traer temas pertinentes a la filosofía de la educación. Proponemos acceder a sus recuerdos de escolaridad cuyo itinerario formativo tuvo lugar, según Gabrielly en dos momentos, en unidades educativas públicas en el oeste de São Paulo. Anclamos el enfoque metodológico en los estudios poscríticos en educación porque es un tema muy apreciado por los estudios de diferencia articulados con el uso de la educación como un proyecto para expandir la capacidad de supervivencia de las mujeres trans, cuyos datos, cruelmente, señalan que representan un grupo condenado a las políticas de muerte. Como instrumento para recolectar recuerdos, utilizamos la arqueología de Foucault para comprender la construcción femenina de Gabrielly. No hubo conclusiones, sino preocupaciones filosóficas que promueven nuevas prácticas educativas más relacionadas con la responsabilidad, la preservación y la conmoción para las vidas trans cuya reflexión afecta el ambiente escolar como un lugar de preocupación ético-política con las vidas trans. Por lo tanto, proponemos la posibilidad de rupturas con las condiciones precarias de las vidas de travestis, transexuales y transgénero.

Gabrielly poderia passar despercebida, mas inscreveu sua história na brasilidade dos estudos sobre o universo trans. Com a beleza peculiar de sua feminilidade, objetivamos trazer questões pertinentes à filosofia da educação. Propomos acessar suas memórias de escolarização cujo itinerário formativo ocorreu, segundo Gabrielly em dois momentos, em unidades públicas educacionais do Oeste Paulista. Ancoramos a abordagem metodológica nos estudos pós-críticos em educação por se tratar de uma temática cara aos estudos da diferença articulada com o uso da educação como um projeto de ampliação da capacidade de sobrevivência para mulheres trans, cujos dados, cruelmente, apontam que representam um grupo fadado às políticas de morte. Como instrumento de coleta das memórias, utilizamos a arqueologia foucaultiana para compreender a construção feminina de Gabrielly. Não se apontou conclusões, mas inquietações filosóficas promotoras de novas práticas educacionais mais preocupadas com a responsabilidade, preservação e comoção pelas vidas trans cujo reflexo disso, afeta o ambiente escolar como um lugar de preocupação ético-política. Portanto, propomos a possibilidade de ruptura com os quadros de precarização de vidas travestis, transexuais e transgêneros.
Keywords: Gender and education
Gender difference,
Right to education
Género y educación
Diferencia de género
Derecho a la educaión
Gênero e educação
Diferença de gênero| |Direito à educação
Citation: SILVA, Fernando Guimarães Oliveira da; MAIO, Eliane Rose. Gabrielly, diferenças e educação das trans no Oeste Paulista. Revista Internacional de Educação Superior , Campinas, SP, v.7, p. e021031. 2021. https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660491. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660491. Acesso: 2021-07-22
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660491
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660491
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista Internacional de Educação Superior (RIESup)

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