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metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: SBRANA, Roberta Aline
CARNEIRO, Relma Urel Carbone
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-6514-6946
Title: A inclusão de alunos público-alvo da educação especial na educação superior: um estudo de caso sobre o trabalho docente com uma aluna surda no curso de pedagogia
metadata.dc.terms.title: Temas em Educação e Saúde
metadata.dc.terms.source: Araraquara
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1
jan./jun.
metadata.dc.format.medium: 121-141
Issue Date: 2018
ISSN: 2526-3471
metadata.dc.language: pt
Abstract: This article pursuit verify as has been the inclusion process of Students target audience of Special Education in Higher Education. At first presents a brief history of Special Education and Higher Education in Brazil, showing over the years as the higher education institutions and legislation have guaranteed these students access and permanence at this level of education and consequently the inclusion process. From this context, the aim of this study was to investigate the work of a teacher with a deaf student the course of Pedagogy of a higher education institution in order to verify comes happening the inclusion process of this student. With a qualitative approach, we developed a case study analyzing the data from the content analysis. For data collection was carried out half structured interviews with the teacher. The discussions and results are organized in the following categories: a) Professional identity; b) Teaching work and inclusion; c) The IES and the inclusion process; and d) The teacher - institution - family relationship; they point to guarantee access and permanence of that student in that institution. However, concludes, not effectiveness of the inclusion process in the absence of an inclusive pedagogical practice.

Este artículo busca verificar cómo se ha producido el proceso de inclusión de los estudiantes del Público Objetivo de Educación Especial en la Educación Superior. En un primer momento, se presenta una breve historia de la Educación Especial y la Educación Superior en Brasil, mostrando a lo largo de los años cómo las Instituciones de Educación Superior y la legislación han garantizado a estos estudiantes el acceso y permanencia en este nivel de educación y, en consecuencia, el proceso de inclusión. Desde este contexto, el objetivo de este estudio fue investigar el trabajo desarrollado por un docente con un alumno sordo, en el curso de Pedagogía de una Institución de Educación Superior, con el fin de verificar cómo se ha estado dando el proceso de inclusión de este alumno. Con un enfoque cualitativo, desarrollamos un estudio de caso analizando datos del análisis de contenido. Para la recolección de datos, se realizó una entrevista semiestructurada con el profesor antes mencionado. Las discusiones y los resultados se organizan en las siguientes categorías: a) Identidad profesional; b) Trabajo docente e inclusión; c) La IES y el proceso de inclusión; yd) La relación docencia-institución-familia; estos apuntan a la garantía del acceso y permanencia de este estudiante en dicha institución. Sin embargo, se concluye que el proceso de inclusión no es efectivo debido a la inexistencia de una práctica pedagógica inclusiva.

Este artigo busca verificar como tem ocorrido o processo de inclusão de alunos Público-Alvo da Educação Especial na Educação Superior. A princípio é apresentado um breve histórico da Educação Especial e da Educação Superior no Brasil, evidenciando ao longo dos anos como as Instituições de Educação Superior e a legislação têm garantido a estes alunos o acesso e a permanência neste nível de ensino e, consequentemente o processo de inclusão. A partir deste contexto, o objetivo deste estudo foi investigar o trabalho desenvolvido por uma professora com uma aluna surda, no curso de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior, a fim de verificar como vem ocorrendo o processo de inclusão desta aluna. Com uma abordagem qualitativa, desenvolvemos um estudo de caso analisando os dados a partir da análise de conteúdo. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com a mencionada professora. As discussões e resultados estão organizados nas seguintes categorias: a) Identidade profissional; b) Trabalho docente e inclusão; c) A IES e o processo de inclusão; e d) A relação docente – instituição – família; estas apontam a garantia do acesso e permanência dessa aluna na referida Instituição. Entretanto, conclui-se, a não efetividade do processo de inclusão devido à inexistência de uma prática pedagógica inclusiva.
Keywords: Inclusion
Higher education
Teaching work
Inclusión
Educación superior
Labor docente
Inclusão
Educação superior
Trabalho docente
Citation: SBRANA, Roberta Aline; CARNEIRO, Relma Urel Carbone. A inclusão de alunos público-alvo da educação especial na educação superior: um estudo de caso sobre o trabalho docente com uma aluna surda no curso de pedagogia. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v.14, n. 1, p. 121-141, jan./jun. 2018. https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.11219. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/11219/7411. Acesso: 2021-07-14
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.11219
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/11219/7411
metadata.dc.subject.classification: Nível técnico
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