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metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: VASCONCELOS, Fábio
ANDRADE, Maria Celeste de Moura
Title: O discurso religioso na formaçãoda professora mineira
metadata.dc.terms.title: Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais
metadata.dc.terms.source: Araxá
4
4
maio
metadata.dc.format.medium: 87-102
Issue Date: 2008
ISSN: 1808-2327
metadata.dc.language: pt
Abstract: This text analyses the circumstances of the historical context in which the constitution of woman teacher in Brazil, more specifically in Minas Gerais, was made. It has the purpose of circumscribing the evidences of women teacher's religious speech about their pedagogical functions. It tries to illustrate the interfaces between Christian language and the forms that the woman teacher is related with herself and with other people in school spaces. It uses an after-modern vision, based in recent Cultural Studies and their implications in questions of gender. This research intends to put in evidence how and why woman and not man was, progressively, being involved in educationalfunctions. The corpus of analysis is the Bible and the way which religious speech crosses feminine roles in considering that most part of woman teachers of Minas Gerais has passed by confessional schools. The theoretical fundaments for this work were searched in Michel Foucault

Guacira Lopes Louro

Mary del Priore

Tomás Tadeu da Silva

Jorge Larrosa

Jurandir Costa Freire

Michele Perrot, among many others. In those authors we have found elements to analyze the historical construction of sexual and gender differences, the representations from and about woman teachers and the production of their subjectivity.

Esta investigación tiene como objetivo indagar en las circunstancias histórico-discursivas en las que se inserta la constitución de las mujeres educadoras en Brasil y, más específicamente, en Minas Gerais. Busca circunscribir la evidencia del proceso discursivo religioso en las representaciones de los docentes sobre sus funciones pedagógicas. Busca inferir las intersecciones entre el lenguaje cristiano (especialmente en la Iglesia Católica) y las formas en que las maestras se relacionan con ellas mismas y con los demás, en los meandros de poder en el espacio escolar. A partir de una lectura postestructuralista, basada en los Estudios Culturales recientes y sus implicaciones en la temática de género, la investigación propone mostrar cómo y por qué las mujeres y no los hombres se fueron imbuyendo progresivamente del rol de educadoras. El corpus de análisis es la Biblia y la forma en que el discurso religioso cruza los roles de las mujeres, ya que la mayoría de los maestros de Minas Gerais pasaron por escuelas confesionales. Los fundamentos teóricos se buscaron en Michel Foucault

Guacira Lopes Louro

María del Priore

Tomás Tadeu da Silva

Jorge Larrosa

Jurandir Costa Freire

Michele Perrot, entre muchos otros. En estos autores encontramos elementos para analizar la construcción histórica de sexo y diferencias de género, el imaginario de y sobre la mujer educadora y la producción de su subjetividad. El texto es una invitación al lector a releer algunos textos bíblicos relacionados con la mujer, en un intento por encontrar los mecanismos de poder-conocimiento que marcaron los procesos discursivos que nos constituyeron, hombres y mujeres, como lectores y constructores de una realidad. .

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as circunstâncias histórico-discursivas em que se insere a constituição da mulher educadora no Brasil e, mais especificamente, em Minas Gerais. Procura circunscrever as evidências do processo discursivo religioso nas representações das professoras sobre suas funções pedagógicas. Busca inferir os cruzamentos entre a linguagem cristã (especialmenteda Igreja católica) e as formas como a mulher professora se relaciona consigo mesma e com os outros, nos meandros de poder do espaço escolar. Partindo de uma leitura pós-estruturalista, fundamentada nos recentes Estudos Culturais e suas implicações nas questões de gênero, a pesquisa propõe-se a evidenciar como e por que a mulher e não o homem foi, progressivamente, sendo imbuída do papel de educadora. O corpus de análise é a Bíblia e a forma como o discurso religioso atravessa os papéis femininos, uma vez que grande parte das professoras mineiras passou por escolas confessionais. Os fundamentos teóricos foram buscados em Michel Foucault

Guacira Lopes Louro

Mary del Priore

Tomás Tadeu da Silva

Jorge Larrosa

Jurandir Costa Freire

Michele Perrot, entre muitos(as) outros(as). Nesses(as) autores(as) encontramos elementos para analisar a construção histórica das diferenças de sexo e gênero, o imaginário da e sobre a mulher educadora e a produção de sua subjetividade. O texto é um convite ao (à) leitor(a) à re-leitura de alguns textos bíblicos relativos à mulher, na tentativa de encontrar os mecanismos de poder-saber que marcaram os processos discursivos que foram constituindoa nós, homens e mulheres, como sujeitos leitores e construtores de uma realidade.
Keywords: Woman teacher
Religious speech
Subjectivity
Maestro
Discurso religioso
Subjetividad
Professora
Discurso religioso
Subjetividade
Citation: VASCONCELOS, Fábio; ANDRADE, Maria Celeste de Moura. O discurso religioso na formaçãoda professora mineira. Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais , Araxá, v.4, n. 4, p. 87-102, maio. 2008. Disponível em: http://uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/issue/view/19. Acesso: 2021-07-13
metadata.dc.identifier.url: http://uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/issue/view/19
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais

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