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metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: SAYÃO, Deborah Thomé
Title: Cabeças e corpos, adultos e crianças: cadê o movimento e quem separou tudo isso?
metadata.dc.terms.title: Revista Eletrônica de Educação
metadata.dc.terms.source: São Carlos
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nov.
metadata.dc.format.medium: 92-105
Issue Date: 2008
ISSN: 1982-7199
metadata.dc.language: pt
Abstract: One of the most important questions about the construction of a Childhood Pedagogy is related to the parts of the body and its experiences. This text tries to problematize some tension points of the relation between body and childhood, arguing for the extension of the importance of the body in reference to the respect of the multiple expressions of childhood. So, firstly the article lists a series of questions related to the western tradition that separates the body from a dimension that would differ from it ("mind", for example), which materializes in different subjects of knowledge, specially a kind of pedagogic orthopedics. Then, the text brings a literary narration for children in order to, while producing its mimesis, retell a relation of teaching using bodies: the one of the child as a student, the one of the teacher that constrains the corporality of both of them and the one of a dog. Finally, it argues for the abandonment of this model, which is still present, but that needs to be suppressed by another relation, one of educating and taking care, of teachers and children.

Uno de los temas centrales para la construcción de una Pedagogía de la Infancia es el que concierne a los lugares del cuerpo y sus vivencias. Este texto busca problematizar algunos puntos de tensión en la relación entre cuerpo e infancia, argumentando a favor de una ampliación de los espacios de protagonismo del primero, en cuanto al respeto a las múltiples expresiones del segundo. Por tanto, se presenta en primer lugar una serie de cuestiones que conciernen a la tradición occidental que separa el cuerpo de una dimensión que le sería ajena ("mente", por ejemplo), que a su vez se materializa en distintas disciplinas del conocimiento, en particular, cierta ortopedia pedagógica. Poco después, el texto recurre a una narrativa literaria infantil para, imitándola, relatar una relación de enseñanza a través de los cuerpos: la del niño como alumno, la del maestro que constriñe la corporalidad de ambos, la del perro. Aboga, en definitiva, por la ruptura con este modelo, que aún está presente, pero que exige su superación en el marco de otra relación, la de educar y cuidar, entre maestros y niños.

L'un des enjeux centraux pour la construction d'une Pédagogie de l'Enfance est celui qui concerne les lieux du corps et ses expériences. Ce texte cherche à problématiser certains points de tension dans la relation entre le corps et l'enfance, en plaidant en faveur d'un élargissement des espaces de protagonisme du premier, au regard du respect des expressions multiples du second. Dès lors, il présente d'abord une série d'enjeux qui concernent la tradition occidentale qui sépare le corps d'une dimension qui lui serait étrangère (« l'esprit », par exemple), qui à son tour se matérialise dans différentes disciplines du savoir, notamment, une certaine orthopédie pédagogique. Peu après, le texte recourt à un récit littéraire enfantin pour, en le mimant, raconter une relation pédagogique à travers les corps : celle de l'enfant en tant qu'élève, celle de l'enseignant qui contraint la corporéité des deux, celle d'un chien. Il plaide finalement pour la rupture avec ce modèle, toujours présent, mais qui exige son dépassement dans le cadre d'une autre relation, celle d'éduquer et de soigner, entre enseignants et enfants.

Uma das questões centrais para a construção de uma Pedagogia da Infância é aquela que diz respeito aos lugares do corpo e suas experiências. O presente texto procura problematizar alguns pontos de tensão da relação entre corpo e infância, argumentando em favor de uma ampliação dos espaços de protagonismo do primeiro, no que se refere ao respeito às múltiplas expressões da segunda. Para tanto, apresenta, em um primeiro momento, uma série de questões que dizem respeito à tradição ocidental que separa o corpo de uma dimensão que lhe seria alheia ("mente", por exemplo), que por sua vez se materializa em diferentes disciplinas do conhecimento, em especial, uma certa ortopedia pedagógica. Logo a seguir o texto recorre a uma narrativa literária infantil para, ao mimetizá-la, recontar uma relação de ensino por meio dos corpos: o da criança como aluna, o da professora que constrange a corporalidade de ambas, o de um cão. Argumenta, ao final, pelo rompimento com este modelo, ainda presente, mas que exige sua superação nos marcos de uma outra relação, a de educar e cuidar, de professores e professoras com as crianças.
Keywords: Corporality
Body and childhood
Education of young children
Childhood pedagogy
Corporalidad
Cuerpo e infancia
Educación infantil
Pedagogía de la infancia
Corporalité
Corps et enfance
Éducation de la petite enfance
Pédagogie de l'enfance
Corporalidade
Corpo e infância
Educação infantil
Pedagogia da infância
Citation: SAYÃO, Deborah Thomé. Cabeças e corpos, adultos e crianças: cadê o movimento e quem separou tudo isso?. Revista Eletrônica de Educação , São Carlos, v.2, n. 2, p. 92-105, nov. 2008. https://doi.org/10.14244/1982719920. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/20. Acesso: 2021-07-07
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14244/1982719920
metadata.dc.identifier.url: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/20
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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