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metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: XAVIER, Antônio Roberto
SOUZA, Luana Mateus de
MELO, José Lucas Martins
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0002-3018-2058
Title: Saberes tradicionais, etnobotânica e o ensino de ciências: estudo em escolas públicas do Maciço de Baturité, Ceará, Brasil
metadata.dc.terms.title: Educação & Formação
metadata.dc.terms.source: Fortaleza
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mai./ago.
metadata.dc.format.medium: 215-233
Issue Date: 2019
ISSN: 2448-3583
metadata.dc.language: pt
Abstract: Based upon this, the present study aimed to understand how traditional knowledge of ethnobotany can contribute to the teaching and learning of science. The study was conducted in two public elementary schools II of Ceará. And it characterized as a qualitative approach to action research. Data were collected at the beginning of the first half of 2016 through the application of a questionnaire to 50 students of the 7th year of the two schools. After the interpretation of the data held a workshop at the two schools, the completion of the workshop allowed the exchange of knowledge and experiences among students. The study also revealed that students have a broad level of information about medicinal plants, however, within the school environment, this knowledge is not disseminated, demonstrating the need to value students' empirical knowledge in order to promote contextualized learning, encouraging the significant elaboration of knowledge.

El presente estudio tuvo como objetivo comprender cómo el conocimiento tradicional de la Etnobotánica puede contribuir a la enseñanza-aprendizaje de las Ciencias. El estudio se llevó a cabo en dos escuelas del ensino fundamental II en Ceará. Se caracterizacomo una investigación de acción con un enfoque cualitativo. Los datos se recopilaron a principios del primer semestre de 2016, mediante la aplicación de un cuestionario a 50 estudiantes del 7ºaño de dos escuelas públicas. Después de la interpretación de los datos, se realizó un taller en ambas escuelas, el cual permitió el intercambio de conocimientos y experiencias entre los estudiantes. El estudio reveló que los discentes tienen un amplio nivel de información sobre plantas medicinales, pero este conocimiento no se difundedentro del entorno escolar, lo que demuestra la necesidad de valorar el conocimiento empírico de los alumnospara promover el aprendizaje contextualizado, fomentando el desarrollo significativo del conocimiento.

O presente estudo objetivou compreender como os saberes tradicionais da Etnobotânica podem contribuir para o ensino-aprendizagem de Ciências. O estudo foi desenvolvido em duas escolas públicas de ensino fundamental II do Ceará. Caracteriza-se como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no início do primeiro semestre de 2016, através da aplicação de um questionário com50 discentes do 7º ano de duas escolas públicas. Após a interpretação dos dados,realizou-se uma oficina nas duas escolas, o quepermitiu a troca de conhecimento e experiências entre os discentes. O estudo revelou que os estudantes possuem um amplo nível de informações acerca das plantas medicinais, porém esse conhecimento não é disseminadodentro do ambiente escolar, demonstrando a necessidade de valorização do conhecimento empírico dosdiscentes para promover uma aprendizagem contextualizada, fomentando a elaboração significativa do conhecimento
Keywords: Traditional knowledge
Ethnobotany
Science teaching
Medicinal plants
Conocimiento tradicional
Etnobotánica
Enseñanza de Ciencias
Plantas medicinales
Saberes tradicionais
Etnobotânica
Ensino de Ciências
Plantas medicinais
Citation: XAVIER, Antônio Roberto; SOUZA, Luana Mateus de; MELO, José Lucas Martins. Saberes tradicionais, etnobotânica e o ensino de ciências: estudo em escolas públicas do Maciço de Baturité, Ceará, Brasil. Educação & Formação , Fortaleza, v.4, n. 11, p. 215-233, mai./ago. 2019. https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11mai/ago.3355. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3355. Acesso: 2021-07-05
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11mai/ago.3355
metadata.dc.identifier.url: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3355
metadata.dc.subject.classification: Nível epistemológico
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