Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/1614
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: DARSIE, Camilo
HILLESHEIM, Betina
WEBER, Douglas Luís
ROSA, Rita de Cássia Quadros da
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0003-4696-000X
Title: A produção da mulher ideal no filme Ela: Questões sobre gênero e performatividade no cinema
metadata.dc.terms.title: Educação & Formação
metadata.dc.terms.source: Fortaleza
3
9
set./dez.
metadata.dc.format.medium: 189-203
Issue Date: 2018
ISSN: 2448-3583
metadata.dc.language: pt
Abstract: The objective of this study is to problematize the discourses about the profile of the “ideal woman” in the film Her. In the text, the production and reproduction of discourses related to the “ideal woman” profile is problematized, taking as theoretical presuppositions the studies of gender in the poststructuralist perspective and their resonances in the field of Education. For the problematization of the discourses regarding the ideal woman, the Foucaultian tools of discursive analysis were used. It is noteworthy that although the film shows us promises related to the use of technology, as a way to get around solitude is in the meaning of a caring and understanding woman's posture that the plot educates about the “best”way to be a woman. The relevance of the theme focuses on the need to discuss the fixed, inferior and exclusive characteristics that outline ideal femininity, especially in a social and political context in which these discussions run the risk of being silenced.

Se objetivaproblematizar los discursos relacionados al perfil de la “mujer ideal” en la película Ella(Her). Se problematiza la producción/reproducción de discursos relacionados al perfil de la “mujer ideal” tomando como presupuestos teóricos los estudios de género en la perspectiva post-estructuralista y sus resonancias en el campo de la Educación. Para ello, se utilizaron las herramientas foucaultianas de análisis discursivo. Se destaca que, a pesar de que la película mostrarpromesas relacionadas con el uso de la tecnología como forma de eludir la soledad,es en la significación de una postura de mujer atenta y comprensiva que la trama educa sobre la “mejor”manera de ser mujer. La relevancia del tema se centra en la necesidad de poner en discusión las características fijas, inferiorizantes y excluyentes que delinean la feminidad ideal, sobre todo en un contexto social y político en el que estas discusiones corren el riesgo de ser silenciadas.

Objetiva-se problematizar os discursos relacionados ao perfil da “mulher ideal” no filme Ela(Her). Problematiza-se a produção/reprodução de discursos relacionados ao perfil da “mulher ideal”, tomando como pressupostos teóricos os estudos de gênero na perspectiva pós-estruturalista e suas ressonâncias no campo da Educação & Formação. Para isso, foram utilizadas as ferramentas foucaultianas de análise discursiva. Destaca-se que, apesar de o filme mostrar promessas relacionadas ao uso da tecnologia como forma de contornar a solidão,é na significação de uma postura de mulher atenciosa e compreensiva que a trama educa sobre a “melhor” maneira de ser mulher. A relevância do tema centra-se na necessidade de colocar em discussão as características fixas, inferiorizantes e excludentes que delineiam a feminilidade ideal, sobretudo em um contexto social e político no qual estas discussões correm o risco de serem silenciadas.
Keywords: Gender
Woman
Education
Género
Mujeres
Educación
Gênero
Mulher
Educação & Formação
Citation: DARSIE, Camilo; HILLESHEIM, Betina; WEBER, Douglas Luís; ROSA, Rita de Cássia Quadros da. A produção da mulher ideal no filme Ela: Questões sobre gênero e performatividade no cinema. Educação & Formação , Fortaleza, v.3, n. 9, p. 189-203, set./dez. 2018. https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.852. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852. Acesso: 2021-07-05
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.852
metadata.dc.identifier.url: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852
metadata.dc.subject.classification: Nível epistemológico
Appears in Collections:Educação & Formação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.