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metadata.dc.type: Temática
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Tatiane Cosentino
CARDOSO, Ivanilda Amado
SILVA, Andreia Rosalina
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-4402-2805
https://orcid.org/0000-0003-0575-8323
https://orcid.org/0000-0003-1708-8961
Title: Ações afirmativas e formação de professores: diálogos e perspectivas a partir do NEAB/UFSCar
metadata.dc.terms.title: Roteiro
metadata.dc.terms.source: Joaçaba
44
2
maio/ago.
metadata.dc.format.medium: 1-24
Issue Date: 2019
ISSN: 2177-6059
metadata.dc.language: pt
Abstract: Among the challenges caused by the process of implementing affirmative action policies, in the form of quotas and/or reservation of places for access to higher education, there is still a little-explored dimension, which corresponds to the production of plural sciences and knowledge that are capable of change unequal and discriminatory patterns still present in Brazilian society. The aim of this article is to present a critical-propositional reflection on political-pedagogical practices based on the experience of the Afro-Brazilian Studies Center at the Federal University of São Carlos, which has helped the field of education to understand some of the challenges caused by the policies of affirmative actions, especially initial and continuing teacher education.

Entre los desafíos que genera el proceso de implementación de políticas de acción afirmativa, en forma de cupos y / o reserva de plazas para el acceso a la educación superior, aún queda una dimensión poco explorada, que corresponde a la producción de ciencias y saberes plurales que son capaces de cambiar los patrones desiguales y discriminatorios aún presentes en la sociedad brasileña. El objetivo de este artículo es presentar una reflexión crítico-proposicional sobre prácticas político-pedagógicas basada en la experiencia del Centro de Estudios Afrobrasileños de la Universidad Federal de São Carlos, que ha ayudado al campo de la educación a comprender algunos de los desafíos causado por las políticas de acciones afirmativas, especialmente la formación inicial y continua del profesorado.

Entre os desafios provocados pelo processo de implementação das políticas de ação afirmativa, na modalidade de cotas e/ou reserva de vagas para o acesso ao ensino superior, persiste uma dimensão pouco explorada, que corresponde à produção de ciências e conhecimentos plurais que sejam capazes de alterar padrões desiguais e discriminatórios ainda presentes na sociedade brasileira. O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão crítico-propositiva sobre práticas político-pedagógicas a partir da experiência do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de São Carlos que têm auxiliado o campo da educação na compreensão de alguns dos desafios provocados pelas políticas de ações afirmativas, especialmente a formação inicial e continuada de professores.
Keywords: Affirmative Actions
Teacher training
Higher education
Afro-brazilian studies nucleus
Acciones afirmativas
Formación de profesores
Educación superior
Núcleo de estudios afrobrasileños
Ações afirmativas
Formação de professores
Ensino superior
Núcleo de estudos afro-brasileiros
Citation: RODRIGUES, Tatiane Cosentino; CARDOSO, Ivanilda Amado; SILVA, Andreia Rosalina. Ações afirmativas e formação de professores: diálogos e perspectivas a partir do NEAB/UFSCar. Roteiro , Joaçaba, v.44, n. 2, p. 1-24, maio/ago. 2019. https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17417. Disponível em: https://unoesc.emnuvens.com.br/roteiro/article/view/17417. Acesso: 2021-07-02
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17417
metadata.dc.identifier.url: https://unoesc.emnuvens.com.br/roteiro/article/view/17417
metadata.dc.subject.classification: Nível técnico
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