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metadata.dc.type: Dossiê
metadata.dc.creator: GONÇALVES, Michele Fernandes
GOMES, Marina Lopes e
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0001-6146-8764
https://orcid.org/0000-0002-0983-7806
Title: Por entre céu e dunas, montanhas e mar: fragmentos de pesquisa e escrita em educação
metadata.dc.terms.title: ETD - Educação Temática Digital
metadata.dc.terms.source: Campinas, SP
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4
out./dez.
metadata.dc.format.medium: 857-870
Issue Date: 2019
ISSN: 1676-2592
metadata.dc.language: pt
Abstract: What can emerge on the encounter between fragments of research? What can emerge from a fragmentary writing, made by many hands, in the dialogue with this encounter? Based on these questions and on the desire of creating and experimenting, in what we commonly call Education, asymmetric planes in which research and writing can forge new surfaces and new pores that go beyond other ways of doing, hence we propose drawing lines of thought and movement that allow deconstructing the hegemonic models imposed by academic research and writing. Suggesting and triggering a fragmentary writing or quasi-writing, and articulating, in unthinkable ways, disparate nuances of work in the promotion of (im)probable encounters, our intention is to amplify the field of the possible that is drawn between researching, writing and living, making them coincide for what differs, for the hearing of their echoes and for the feeling of a unknown being together. An always uncertain and always wandering movement, but always powerful for it is never whole, to inhabit the existence, in the silence and in the word, in the touching of the mountain by the sky and in the kissing of the sand dunes by the sea.

¿Qué puede surgir del encuentro entre fragmentos de investigación? ¿Qué puede surgir de una escritura-fragmento, hecha a varias manos, en el decir con ese encuentro? Guiadas por estas cuestiones y por la voluntad de crear y experimentar, en lo que comúnmente denominamos Educación, planos asimétricos en los que la investigación y la escritura puedan forjar nuevas superficies, nuevos poros que rebasen otras formas de hacer, proponemos en este trabajo un trazado de líneas de pensamiento y movimiento fluído que permitan, a través de la producción de la diferencia, deconstruir los modelos hegemónicos impuestos sobre la investigación y la escritura académicas. Al sugerir y accionar una escritura fragmentaria, o una cuasi-escritura, articulando, de maneras impensadas, matices dispares de trabajo al promover encuentros (im)probables, nuestra intención es ampliar el campo de lo posible que se traza entre el investigar, el escribir y el vivir, haciéndolos coincidir en lo que difieren, en la escucha de sus ecos y en el palpar de un estar junto desconocido. Un movimiento siempre incierto y siempre errante, aunque siempre potente por no estar nunca entero, de (re)habitar, en el silencio y en la palabra, en el tocar de la montaña el cielo y en el besar de las dunas el mar, la existencia.

O que pode o encontro entre fragmentos de pesquisa? O que pode uma escrita-fragmento, feita a muitas mãos, no dizer com esse encontro? Direcionadas por essas indagações e pela vontade de criar, naquilo que comumente denominamos Educação, planos assimétricos nos quais a pesquisa e a escrita possam forjar novas superfícies, novos poros que extravasem outras maneiras de fazer, propomos, neste trabalho, traçar linhas de pensamento e movimento em fluxo, as quais permitam, pela produção da diferença, desconstruir os modelos hegemônicos impostos ao pesquisar e escrever acadêmicos. Ao sugerir e acionar uma escrita fragmentária, ou uma quase-escrita, articulando, de maneiras impensadas, matizes díspares de trabalho na promoção de encontros (im)prováveis, nossa intenção é alargar o campo do possível que se traça entre o pesquisar, o escrever e o viver, fazendo-os coincidir por aquilo que difere, pela escuta de seus ecos e pelo tatear de um estar junto desconhecido. Um movimento sempre incerto e sempre errante, mas também sempre potente porque nunca dado, de (re)habitar, no silêncio e na palavra, no tocar da montanha o céu e no beijar das dunas o mar, a existência.
Keywords: Writing
Research
Education
Fragments
Experimentation
Escribir
Investigar
Educación
Fragmentos
Experimentación
Escrever
Pesquisar
Educação
Fragmentação
Encontro
Citation: GONÇALVES, Michele Fernandes; GOMES, Marina Lopes e. Por entre céu e dunas, montanhas e mar: fragmentos de pesquisa e escrita em educação. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.21, n. 4, p. 857-870, out./dez. 2019. https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8654811. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654811. Acesso: 2021-06-29
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8654811
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654811
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:ETD – Educação Temática Digital

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