Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/1195
metadata.dc.type: Conferência
metadata.dc.creator: HANSEN, David T.
Title: Retrato de uma educação cosmopolita para a comtemporaneidade
metadata.dc.terms.title: Revista Educação e Cultura Contemporânea
metadata.dc.terms.source: Rio de Janeiro
5
9
jan./abr.
metadata.dc.format.medium: 33-44
Issue Date: 2008
ISSN: 2238-1279
metadata.dc.language: pt
Abstract: Education is always a value-laden activity. Every curriculum and every mode of instruction embodies a judgment that this is important to learn, and this is the way to teach it. Thus, the inevitable presence of values in all educational work raises the question about which values should be given priority. In this article, I would like to experiment with a cosmopolitan answer to such a question. A cosmopolitan education takes us to a root meaning of the term cosmos: it is an education oriented towards a harmonious and interconnected world. To elucidate this perspective, I sketch a philosophical and historical context for it and then outline several possible features.

La educación es siempre una actividad cargada de valores. Cada plan de estudios y cada modo de instrucción encarna un juicio de que es importante aprender y esta es la manera de enseñarlo. Así, la inevitable presencia de valores en toda la labor educativa plantea la cuestión de qué valores deben tener prioridad. En este artículo, me gustaría experimentar con una respuesta cosmopolita a esa pregunta. Una educación cosmopolita nos lleva a la raíz del significado del término cosmos: es una educación orientada hacia un mundo armonioso e interconectado. Para dilucidar esta perspectiva, esbozo un contexto filosófico e histórico para ella y luego esbozo varias características posibles.

Educação sempre é uma atividade carregada-de-valor. Cada currículo e cada modo de instrução incorporam um julgamento de que isso é importante aprender, e isso é a forma de ensiná-lo. Assim, a inevitável presença de valores em todo o trabalho educativo levanta a pergunta acerca de quais valores devem ser prioritários. Neste artigo, gostaria de fazer uma experimentação com uma resposta cosmopolita para tal indagação. Uma educação cosmopolita nos leva a uma raiz do significado do termo cosmos: é uma educação orientada na direção de um mundo harmonioso e interconectado. Para elucidar essa perspectiva, eu esboço um contexto filosófico e histórico para ela e, então, descrevo, em linhas gerais, várias características possíveis.Concluo com o exame de algumas tensões geradas pela idéia de uma educação cosmopolita.
Keywords: Education
Contemporary
Educación
Contemporánea
Educação
Contemporaneidade
Citation: HANSEN, David T. Retrato de uma educação cosmopolita para a comtemporaneidade. Revista Educação e Cultura Contemporânea , Rio de Janeiro, v.5, n. 9, p. 33-44, jan./abr. 2008. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/issue/view/331/showToc. Acesso: 2021-06-25
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/issue/view/331/showToc
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista Educação e Cultura Contemporânea

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.